As academias do mundo inteiro estão mudando vertiginosamente em rumo ao que a indústria denomina de “bem-estar e saúde” (Wellness). Praticamente não existe um proprietário de academia que não diga que na realidade o seu “negócio” é melhorar a qualidade de vida de seus clientes e que também tem que trabalhar com a emoção, o espírito de seus clientes, além do físico.
Isto ocorre porque as pessoas começaram a entender massivamente o conceito grego de academias, que indicavam precisamente que o trabalho físico melhora as demais qualidades do ser humano e o estimula o alcance de um estilo de vida superior.
Mesmo que a tendência seja muito notória, a oferta ainda não encontrou a forma de atendê-la. Fala-se muito, mas ainda, se faz muito pouco e isso se observa claramente na comunicação das diferentes marcas. Em geral, os analistas do setor concordam que a indústria do fitness seguirá crescendo durante os próximos 20 anos.
O fato é sem dúvidas atrativo para pensarmos que serão desenvolvidos outros modelos de negócios e que investidores apostem mais no setor. Sem dúvidas, os mesmos analistas apontam para uma precariedade na gestão atual das academias e clubes. Com poucas exceções, não existe talento gerencial no setor que possa provocar uma transformação do negócio, desde um micro empreendimento até uma empresa forte com uma marca robusta e com capacidade de expansão em amplos territórios. Este fato pode ser visto como ameaça ou oportunidade.
O certo é que, até o momento, a maioria das academias do planeta não contam com o talento gerencial necessário para interpretar as mudanças demográficas ou as mudanças no estado de saúde da população em geral. Também não são contempladas as mudanças sócio-economicas , culturais que alteram hábitos e condutas dos consumidores de todo planeta, tecnológicos que afetam a rentabilidade de qualquer negócio, ou ainda as mudanças financeiras que tanto afetam o desenvolvimento da indústria em si.
Como consequência, a indústria do fitness está muito fragmentada e o negócio se encontra num processo de reacomodação permanente.
No caso das grandes academias, sua cobertura vai se expandindo cada vez mais e são os que marcam as tendências de mercado, se fortalecendo através do sistema de franquias para chegar em amplas regiões.
A indústria seguirá crescendo pelos próximos 10 anos. O setor se torna então mais atrativo pelo mercado potencial que tem. Existe um amplo mercado para captarmos no segmento médio e alto da população. Atualmente, é muito baixa a penetração do fitness na população, sobretudo quando o assunto seja a saúde. As redes de academias têm uma grande oportunidade para aproveitar este mercado, que ainda não se desenvolveu por falta de propostas atrativas e profissionalizadas. Justamente, uma das propostas da RADICAL FITNESS é oferecer academias e programas de treinamento dirigidos às aulas grupais, esportes e alguns casos outdoor, oferecendo assim aos praticantes, atividades que não só se enfocam em aspectos físicos, senão também nas necessidades sociais e contato com a natureza.
Todos estes objetivos fazem que esta nova geração do fitness esteja focada na melhora da qualidade de vida, da saúde através da prática de atividades de fitness e esportes, não somente pelos benefícios físicos, mas também pelas sensações de bem-estar que experimentam.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ss | session | This cookie is set by the provider Eventbrite. This cookie is used for the functionality of website chat-box function. |
TawkConnectionTime | session | This cookie is set by Tawk.to which is a live chat functionality. The cookie is used to remember users so that previous chats can be linked together to provide better and improved service. |
__cf_bm | 30 minutes | This cookie is set by CloudFlare. The cookie is used to support Cloudflare Bot Management. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_gat | 1 minute | This cookies is installed by Google Universal Analytics to throttle the request rate to limit the colllection of data on high traffic sites. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
CONSENT | 16 years 5 months | These cookies are set via embedded youtube-videos. They register anonymous statistical data on for example how many times the video is displayed and what settings are used for playback.No sensitive data is collected unless you log in to your google account, in that case your choices are linked with your account, for example if you click “like” on a video. |
_ga | 2 years | This cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors. |
_gid | 1 day | This cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
fr | 3 months | The cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Used by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile. |
test_cookie | 15 minutes | This cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | This cookie is set by Youtube. Used to track the information of the embedded YouTube videos on a website. |
YSC | session | This cookies is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos. |
yt-remote-connected-devices | never | These cookies are set via embedded youtube-videos. |
yt-remote-device-id | never | These cookies are set via embedded youtube-videos. |
yt.innertube::nextId | never | These cookies are set via embedded youtube-videos. |
yt.innertube::requests | never | These cookies are set via embedded youtube-videos. |
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website. |