Três dicas para sua Ginástica no verão
17/08/2017
Como são as salas de ginástica
O que as salas de ginástica e as edículas têm em comum?
05/09/2017
Exibir tudo

Livre-se do estresse na ginástica

Livre-se do estresse na ginástica

Grande parte dos proprietários e coordenadores de academia acredita que a gestão das aulas coletivas é inevitavelmente sinônimo de problemas, mas na verdade eles estão errados. Livre-se do estresse na ginástica com algumas importantes dicas de organização e com um bom planejamento.

O que é preciso entender é que os problemas na administração da ginástica não aparecem de um dia para o outro, após um acontecimento único. Existe na realidade um efeito acumulativo decorrente de fatos reincidentes e mal resolvidos.

Com algumas dicas e o correto planejamento, é possível ultrapassarmos diversos obstáculos que tiram o sossego de qualquer gestor e atrapalham o alcance dos resultados desejados.

Saiba Contratar
Na verdade não existe uma receita ideal para acertar totalmente em cada contratação, mas existem alguns passos que você pode dar para aumentar as chances de conseguir montar uma equipe de alto desempenho:

A) Priorize quem te prioriza: evite contratar professores que venham para uma ou duas aulas. Os colaboradores que têm uma maior carga de trabalho criam mais vínculos com sua academia e tendem a falhar menos, já que cada falta poderá pesar muito mais no bolso;

B) Recrute Constantemente: não espere a saída ou perda de algum professor para correr atrás de outro. Incorpore em sua rotina a realização periódica de entrevistas que possam aumentar seu net working entre profissionais da ginástica;

C) Promova Estágios: se você considera apenas a contratação de profissionais experientes, talvez seja a hora de rever seus conceitos, já que o estágio é o primeiro passo em um processo de aprendizagem. Os estagiários nos dão trabalho no começo, mas podem se tornar grandes profissionais sem vícios trazidos de outras empresas.

Tenha Sempre o Plano B
O que fazer quando um professor comunica a falta 15 minutos antes da aula começar? Ter um substituto de reserva torna-se tarefa quase impossível para as pequenas e médias academias, mas ter um plano alternativo pode ser a solução. Estabeleça uma relação de atividades alternativas que possam ser conduzidas por professores de musculação, ou avaliação. Circuitos funcionais, aulas de abdominais, GAP, são ótimas alternativas, sobretudo se estiverem muito bem estruturadas. Treine estes professores, deixe alguns planos de aula elaborados, não esquecendo das Play Lists especificas para cada opção. O plano B não pode ter cara de improviso!

Monte seus Horários com Antecedência
Estruture seus horários e escalas de trabalho antecipadamente, montando uma programação no mínimo trimestral que contemple:

• Mudanças de estação que requeiram novas aulas e muitas vezes horários especiais
• Datas comemorativas para criação de eventos especiais que são sempre necessários e muito bem vindos
• Implantação de novas tendências e novidades
• Feriados
• Plantões de finais de semana para academias que funcionem aos sábados e/ou domingos
• Férias ou licenças de professores
• Cursos e Congressos de fitness que sua equipe deva participar

Tenha uma verdadeira Programação de Ginástica
Quando um professor trabalha com base nas próprias decisões técnicas e decide faltar ou se desligar de sua academia, você não perde apenas o profissional, mas também a aula. Pode ser trabalhoso ou mais oneroso, mas a adoção de uma programação padronizada pode ser a grande chave para o seu sossego. Com a profissionalização das academias, a criação de especificações para processos internos tornou-se obrigatória para o alcance das metas de crescimento planejadas para o negócio. Neste contexto, recomenda-se que todos os professores de ginástica abracem o formato de cada aula da mesma maneira e que cada um “apenas salpique” o trabalho com a sua própria personalidade. Se sua academia possuir uma programação padronizada de modalidades e conteúdos, você poderá ter muito mais tranquilidade ao invés de ficar adivinhando o que vai acontecer nas aulas.

Certifique-se de que sua equipe esteja verdadeiramente preparada para criar um programa de ginástica de alta qualidade, contemplando a renovação de exercícios, músicas, treinamento e reciclagem periódica da equipe. Não é fácil e muito menos barato!

Caso você não tenha uma equipe com este perfil,contrate uma empresa de programas que ofereça um Mix de Produtos variado, que possa garantir a renovação de conteúdo.

Presente em mais de 50 países do mundo, a Radical Fitness é uma empresa especializada em programas pró coreografados para ginástica. Conheça nossas onze opções inovadoras e as mais modernas soluções tecnológicas para sua academias e seus professores: http://www.radicalfitnessbrasil.com.br

Cida Conti
Cida Conti
Educadora Física – CREF: 078160-G/SP
International Presenter
Diretora Executiva Radical Fitness Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *