Você já se irritou com algum aluno que gasta R$200,00 em um sábado na balada e não quer pagar R$80,00 pela mensalidade de sua academia? Você já parou para pensar o que fez alguns de seus ex alunos optarem por sair de sua academia para treinar em uma Low Cost?
Bem, as respostas não são tão simples assim, mas um ponto que pode ser comum para as duas questões está em algo que as academias precisarão oferecer daqui para a frente. Não bastará ter um produto bom! Será necessário oferecer para o cliente uma experiência diferente e memorável. Os jovens gastam muito nas festas atrativas porque têm luzes especiais, som alucinante e “gente bonita”. Muitas Low Cost têm instalações elegantes, limpas, com ambientes agradáveis que a maioria das pessoas nunca imaginou poder frequentar. Mas, e a sua academia? O que ela oferece? O que seus clientes pensam de seu negócio?
O conceito de proporcionar espaços especialmente concebidos para prática de exercícios físicos talvez seja uma resposta moderna que esteja alinhada com a chamada “era da experiência” e essas instalações não devem ser descartadas como extensões da indústria do lazer.
Olhando para o foco do texto propriamente e falando sobre as salas de ginástica em particular, eu pediria desculpas aos leitores, mas muitas delas se parecem às edículas da casa da vovó que têm síndrome de Diógenes, SIM! Sabe aquele quartinho bagunçado que mal podemos fechar a porta em decorrência do volume de tranqueiras armazenadas? É assim que são as salas de aula de muitas academias, que se esquecem que um ambiente inclusivo começa a partir do momento em que um futuro participante contempla o espaço pela primeira vez. Além da desordem e acúmulo de coisa amontoadas, a escolha dos acessórios muitas vezes é pautada unicamente no custo e nesta guerra ganha sempre o mais barato, mais feio, menos seguro, menos atrativo, bla, bla! Se partirmos para o uso do ROI, uma métrica popular para avaliar retorno sobre investimento, fica muito fácil entendermos que, por maior que seja o valor demandado pela compra de equipamentos ou serviços na ginástica, ainda estaremos falando de cifras pequenas diante do que se investiria em outros setores da academia. Que experiência seus alunos obtêm quando se exercitam em um ambiente feio, descuidado, com acessórios pouco atrativos, com um som de parquinho de diversão antigo e muitas vezes sujo? Que “experiência” pode ter um aluno se:
Agora, pense neste mesmo aluno em um ambiente: ·
Pode até ser que você amigo já esteja enfurecido com meus comentários, mas a ideia não é polemizar, tampouco ofender. É importante entender que o mercado de fitness brasileiro passa por uma transformação sem precedentes e as academias com ofertas tradicionais estão sendo esmagadas. De um lado as sedutoras Low Cost que incluíram a ginástica em seu mix de produtos, e de outro, as Academias Boutique que oferecem um serviço personalíssimo e intimista aos seus frequentadores.
Engana-se quem alimenta a ginástica com migalhas e pensa que as aulas em grupo por si representam um grande diferencial competitivo. Chega de experiências rasas, o consumidor quer interação com aquilo que ele se identifica, se sentindo parte da marca que ele investe.
Como dizia Vinicius, “que me perdoem as feias, mas beleza é fundamental. “
Dicas valiosas sobre ambientação e arquitetura com a equipe Patricia Totaro:
http://www.patriciatotaro.com.br
Inovação em ginástica:
http://www.radicalfitnessbrasil.com.br/programas
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ss | session | This cookie is set by the provider Eventbrite. This cookie is used for the functionality of website chat-box function. |
TawkConnectionTime | session | This cookie is set by Tawk.to which is a live chat functionality. The cookie is used to remember users so that previous chats can be linked together to provide better and improved service. |
__cf_bm | 30 minutes | This cookie is set by CloudFlare. The cookie is used to support Cloudflare Bot Management. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_gat | 1 minute | This cookies is installed by Google Universal Analytics to throttle the request rate to limit the colllection of data on high traffic sites. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
CONSENT | 16 years 5 months | These cookies are set via embedded youtube-videos. They register anonymous statistical data on for example how many times the video is displayed and what settings are used for playback.No sensitive data is collected unless you log in to your google account, in that case your choices are linked with your account, for example if you click “like” on a video. |
_ga | 2 years | This cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors. |
_gid | 1 day | This cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
fr | 3 months | The cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Used by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile. |
test_cookie | 15 minutes | This cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | This cookie is set by Youtube. Used to track the information of the embedded YouTube videos on a website. |
YSC | session | This cookies is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos. |
yt-remote-connected-devices | never | These cookies are set via embedded youtube-videos. |
yt-remote-device-id | never | These cookies are set via embedded youtube-videos. |
yt.innertube::nextId | never | These cookies are set via embedded youtube-videos. |
yt.innertube::requests | never | These cookies are set via embedded youtube-videos. |
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website. |