O fitness, tal como o conhecíamos, está mudando e nós professores e proprietários teremos que adotar as novas regras ou fechar as portas, pois tão certo como a chegada do amanhã, sabemos que não iremos sobreviver sem aceitarmos estas mudanças.
Como educadora física com mais de 35 anos de atuação na ginástica, me recordo das dificuldades que enfrentei nos anos 80 ao ter que recorrer à uma vitrola – isso mesmo, uma vitrola, para sonorizar minhas aulas. À cada movimento mais intenso que fazíamos, o disco saltava conosco, além das músicas que apresentavam pontes que fugiam completamente da métrica dos 32 tempos. Parávamos à cada track, fazendo que as aulas assumissem inevitavelmente o caráter intervalado. Depois chegaram as já extintas fitas cassete que eram gravadas de forma contínua, com músicas editadas, mas que enrolavam e se partiam com frequência. Em meados dos anos 90, finalmente chegaram os CDs, já mais leves e com maior capacidade de armazenamento.
Hoje, um novo cenário surge e a tecnologia invade as academias trazendo inovação e novas perspectivas para as aulas. Nossos alunos estão usando monitores de frequência cardíaca sofisticados, capazes de apontar todos os indicadores necessários para o treinamento. Temos aplicativos que determinam a quantidade estimada de calorias gastas e até mesmo o número de copos de água que devemos consumir diariamente. Em alguns países, já é possível encontrarmos grandes redes de academias que oferecem aulas virtuais, nas quais os alunos acompanham as rotinas coreográficas através de vídeo. Apesar de toda a controvérsia desta oferta, vale lembrar que em vias de regra, as sessões virtuais são sempre monitoradas por um professor assistente, que oferece todo apoio técnico necessário aos participantes.
Antes de qualquer julgamento equivocado, a ideia do texto não é fazer a apologia ao universo digital e aos gadgets; muito menos incentivar clientes a substituírem as aulas por uma rotina de exercícios acessada através de um celular. É preciso apenas entender que, para continuarmos no mercado, teremos que fazer uso da tecnologia como aliada, seja na facilitação de nossas tarefas rotineiras ou na oferta de melhores serviços aos nossos ávidos clientes.
Nas atividades coletivas, a modernidade nos presenteou com novidades que compensam um passado mais recente de dificuldades, quando ainda carregávamos notebooks em mochilas pesadas e cheias de CDs e DVDs que riscavam e se perdiam facilmente. Hoje, empresas como a Radical Fitness saem na frente com aplicativos que permitem acesso a um vasto conteúdo digitalizado de vídeos e músicas off-line, através de aparelhos celulares e tablets.
Outra empresa que saiu na frente em apoio aos professores foi a Schwinn com seu RVS – Realidade Virtual Schwinn. Trata-se de um sistema que usa um telão para simular ambientes totalmente realistas e oferecer experiências inusitadas aos adeptos do pedal.
Precisamos entender que estamos todos conectados, via celular, tablets, notebooks, watches. A tecnologia avança e é imprescindível que proprietários informatizem as academias, enquanto nós professores modernizamos nossos meios de trabalho. Pode ser que em alguns momentos estes novos recursos nos pareçam custar mais caro, mas sem dúvidas representam, além de tudo, um grande diferencial competitivo.
Utilize a inovação a seu favor professor e aproxime-se de tudo que o ajudará a manter uma posição de destaque em um mercado tão competitivo.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
PHPSESSID | session | This cookie is native to PHP applications. The cookie is used to store and identify a users' unique session ID for the purpose of managing user session on the website. The cookie is a session cookies and is deleted when all the browser windows are closed. |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
ss | session | This cookie is set by the provider Eventbrite. This cookie is used for the functionality of website chat-box function. |
TawkConnectionTime | session | This cookie is set by Tawk.to which is a live chat functionality. The cookie is used to remember users so that previous chats can be linked together to provide better and improved service. |
__cf_bm | 30 minutes | This cookie is set by CloudFlare. The cookie is used to support Cloudflare Bot Management. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
_gat | 1 minute | This cookies is installed by Google Universal Analytics to throttle the request rate to limit the colllection of data on high traffic sites. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
CONSENT | 16 years 5 months | These cookies are set via embedded youtube-videos. They register anonymous statistical data on for example how many times the video is displayed and what settings are used for playback.No sensitive data is collected unless you log in to your google account, in that case your choices are linked with your account, for example if you click “like” on a video. |
_ga | 2 years | This cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to calculate visitor, session, campaign data and keep track of site usage for the site's analytics report. The cookies store information anonymously and assign a randomly generated number to identify unique visitors. |
_gid | 1 day | This cookie is installed by Google Analytics. The cookie is used to store information of how visitors use a website and helps in creating an analytics report of how the website is doing. The data collected including the number visitors, the source where they have come from, and the pages visted in an anonymous form. |
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
fr | 3 months | The cookie is set by Facebook to show relevant advertisments to the users and measure and improve the advertisements. The cookie also tracks the behavior of the user across the web on sites that have Facebook pixel or Facebook social plugin. |
IDE | 1 year 24 days | Used by Google DoubleClick and stores information about how the user uses the website and any other advertisement before visiting the website. This is used to present users with ads that are relevant to them according to the user profile. |
test_cookie | 15 minutes | This cookie is set by doubleclick.net. The purpose of the cookie is to determine if the user's browser supports cookies. |
VISITOR_INFO1_LIVE | 5 months 27 days | This cookie is set by Youtube. Used to track the information of the embedded YouTube videos on a website. |
YSC | session | This cookies is set by Youtube and is used to track the views of embedded videos. |
yt-remote-connected-devices | never | These cookies are set via embedded youtube-videos. |
yt-remote-device-id | never | These cookies are set via embedded youtube-videos. |
yt.innertube::nextId | never | These cookies are set via embedded youtube-videos. |
yt.innertube::requests | never | These cookies are set via embedded youtube-videos. |
_fbp | 3 months | This cookie is set by Facebook to deliver advertisement when they are on Facebook or a digital platform powered by Facebook advertising after visiting this website. |