A Tecnologia na Ginástica – Radical Fitness Brasil
Os 7 Segredos do Profissional de Sucesso
19/07/2016
Diversão e Aprendizado na Ginástica
26/08/2016
Exibir tudo

A Tecnologia na Ginástica

O fitness, tal como o conhecíamos, está mudando e nós professores e proprietários teremos que adotar as novas regras ou fechar as portas, pois tão certo como a chegada do amanhã, sabemos que não iremos sobreviver sem aceitarmos estas mudanças.

Como educadora física com mais de 35 anos de atuação na ginástica, me recordo das dificuldades que enfrentei nos anos 80 ao ter que recorrer à uma vitrola – isso mesmo, uma vitrola, para sonorizar minhas aulas. À cada movimento mais intenso que fazíamos, o disco saltava conosco, além das músicas que apresentavam pontes que fugiam completamente da métrica dos 32 tempos. Parávamos à cada track, fazendo que as aulas assumissem inevitavelmente o caráter intervalado. Depois chegaram as já extintas fitas cassete que eram gravadas de forma contínua, com músicas editadas, mas que enrolavam e se partiam com frequência. Em meados dos anos 90, finalmente chegaram os CDs, já mais leves e com maior capacidade de armazenamento.

Hoje, um novo cenário surge e a tecnologia invade as academias trazendo inovação e novas perspectivas para as aulas. Nossos alunos estão usando monitores de frequência cardíaca sofisticados, capazes de apontar todos os indicadores necessários para o treinamento. Temos aplicativos que determinam a quantidade estimada de calorias gastas e até mesmo o número de copos de água que devemos consumir diariamente. Em alguns países, já é possível encontrarmos grandes redes de academias que oferecem aulas virtuais, nas quais os alunos acompanham as rotinas coreográficas através de vídeo. Apesar de toda a controvérsia desta oferta, vale lembrar que em vias de regra, as sessões virtuais são sempre monitoradas por um professor assistente, que oferece todo apoio técnico necessário aos participantes.

Antes de qualquer julgamento equivocado, a ideia do texto não é fazer a apologia ao universo digital e aos gadgets; muito menos incentivar clientes a substituírem as aulas por uma rotina de exercícios acessada através de um celular. É preciso apenas entender que, para continuarmos no mercado, teremos que fazer uso da tecnologia como aliada, seja na facilitação de nossas tarefas rotineiras ou na oferta de melhores serviços aos nossos ávidos clientes.

Nas atividades coletivas, a modernidade nos presenteou com novidades que compensam um passado mais recente de dificuldades, quando ainda carregávamos notebooks em mochilas pesadas e cheias de CDs e DVDs que riscavam e se perdiam facilmente. Hoje, empresas como a Radical Fitness saem na frente com aplicativos que permitem acesso a um vasto conteúdo digitalizado de vídeos e músicas off-line, através de aparelhos celulares e tablets.

Outra empresa que saiu na frente em apoio aos professores foi a Schwinn com seu RVS – Realidade Virtual Schwinn. Trata-se de um sistema que usa um telão para simular ambientes totalmente realistas e oferecer experiências inusitadas aos adeptos do pedal.

Precisamos entender que estamos todos conectados, via celular, tablets, notebooks, watches. A tecnologia avança e é imprescindível que proprietários informatizem as academias, enquanto nós professores modernizamos nossos meios de trabalho. Pode ser que em alguns momentos estes novos recursos nos pareçam custar mais caro, mas sem dúvidas representam, além de tudo, um grande diferencial competitivo.

Utilize a inovação a seu favor professor e aproxime-se de tudo que o ajudará a manter uma posição de destaque em um mercado tão competitivo.

Cida Conti
Cida Conti
Educadora Física – CREF: 078160-G/SP
International Presenter
Diretora Executiva Radical Fitness Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X