Depois da formatura vem sempre a dúvida, o que fazer para ter espaço e reconhecimento no mercado de trabalho ? Para mim, não existem regras, receitas ou fórmulas a serem seguidas pelos recém-formados. O que existe sim em concreto, são possibilidades, enquanto nosso norteador único do momento deverá ser pelo menos aquilo que não queremos.
Um fato que ajuda a evitar a horrível sensação de “estarmos perdidos” é a análise e experimento das opções de mercado antes mesmo da formatura. Posso assegurar que ter ficado atenta desde o começo de minha vida acadêmica me ajudou demais no combate às ansiedades que teria tido na época em que acabei a faculdade. Fazer estágios e participar ativamente da vida acadêmica faz diferença porque começamos a delinear nossos caminhos desde estes primeiro contatos com cada possibilidade.
Elencar, dentro do escopo de nossa formação, quais as áreas que mais nos agradam, que foram objeto de nossos estudos e trabalhos durante a graduação é também algo muito importante.
Enquanto você define o que quer e onde quer trabalhar, não perca seu tempo ficando parado. O Investimento em qualificações que o mercado exige de profissionais de todas as áreas é uma boa dica. O mercado de educação física está aquecido, mas para profissionais qualificados. Por isso, recomendo também o investimento em línguas, em cursos que você acredite que farão diferença no seu currículo. Além de investir na carreira, cursos, workshops e seminários são ótimos meios para fazer contatos. São bons espaços para network, com amigos e outros profissionais.
Para deixarmos as coisas mais claras e tentarmos fugir desta grande encruzilhada, termino fazendo algumas questões aos companheiros egressos:
Em resumo, se você respondeu “não” a qualquer destas perguntas saiba que suas chances de sucesso são limitadas, daí o melhor é mudar seu caminho enquanto há tempo. Porém, se respondeu “sim” para todas as perguntas, não quer dizer que você já esteja no paraíso, mas a vitória certamente chegará!
Sucesso para você!